quarta-feira, 22 de julho de 2015

O Fantástico São João de Portugal

Foto de Osvaldo M. Trigueiro
Campina Grande tem o Maior São João do Mundo, Caruaru o Melhor São João do Mundo; Patos, das espinharas (que este ano fez uma justa homenagem ao grande forrozeiro Pinto do Acordeon), tem o Melhor São João do Sertão; e Aracaju/Sergipe, o Forró Caju só para citar aqui algumas cidades do Nordeste brasileiro que realizam grandes festas no mês de junho, as quais já vivi, onde com ou sem crise econômica e seca o povo sai às ruas para festejar o São João.
 Mas, sem dúvida, Portugal tem um São João Fantástico. O país vive anualmente a tradicional festa de norte a sul. É impressionante como os santos populares, Santo Antônio, São João e São Pedro, são festejados com tanta devoção e alegria.
Foto de Osvaldo M. Trigueiro
Em Lisboa, a grande festa da cidade é para Santo Antônio com o desfile das Marchas Populares, na Avenida da Liberdade e os bailes tradicionais – Arraiais – na Alfama, na Mouraria, no Castelo de São Jorge e em tantos outros lugares da cidade. 

No Porto, a festa se espalha pelas ruas com as batalhas dos martelinhos e do alho porro tendo como grande momento da festa o espetáculo pirotécnico – o grande fogo – no rio Douro entre a ponte Dom Luís I e o Cais de Gaia. Em Lisboa e no Porto as festas para Santo Antônio e São João, são megaeventos midiáticos para onde convergem milhares de turistas para participar das grandes festas do início de verão.
Mas, quem tem interesse em conhecer as festas dos santos populares que ainda preservam as tradições religiosas e profanas, organizadas pela comunidade e para a comunidade deve, na oportunidade, ir a Braga e ao Valongo/Sobrado no dia de São João. As duas cidades ficam próximo ao Porto. 
E não fica só por aí, a festa toma todos os lugares, nas grandes cidades, nas vilas e nas aldeias onde as ruas são enfeitadas com balões e bandeirolas para alegrar o São João. Na Lomba D’Égua, freguesia de Fátima, e em Vilar dos Prazeres, freguesia do Castelo de Ourém, a festa é de toda a gente do lugar, dos que moram longe e dos que lá estão, é uma festa típica das aldeias e vilas portuguesas, de reencontro e de convívio das famílias.
No Brasil, na época de São João a comida típica é à base do milho verde, o maior símbolo gastronômico da nossa tradicional festa. Em Portugal é a sardinha a maior referência gastronômica das festas juninas. Não é apenas uma comida é, na verdade, um bem cultural imaterial, conservado com muito carinho pelos portugueses.  
Nos dias de festa o cheiro da sardinha assada se espalha no ar e em cada esquina sempre tem alguém assando sardinha e, nos restaurantes, nas tascas e nos botecos o prato do dia é sardinha com pão, batata, vinho e muito azeite. Não vi festa de São João sem esses ingredientes da comida típica portuguesa, sem fogos de artifício e balões que iluminam os céus de Portugal onde ainda não é proibido soltar balões porque há, um acordo de corresponsabilidade entre baloeiros e as autoridades, ambos sempre em permanente vigilância. 
Milhares de pessoas de diferentes nacionalidades encheram as ruas, os restaurantes, as tascas, os botecos, madrugada a dentro e tudo em total segurança. Andamos por todos esses lugares de dia e de noite e não vimos qualquer policiamento ostensivo e nenhuma ocorrência que nos chamasse atenção, por menor que fosse, nem nas grandes nem pequenas cidades.      
As fotografias que registraram esses diferentes momentos juninos aqui em território lusitano, foram feitas por mim e Rosinha no período de 12 a 29 de junho de 2015, como testemunho ocular do Fantástico São João de Portugal.  
Viva São João! Sempre!











sexta-feira, 10 de julho de 2015

Tomar vive a Festa dos Tabuleiros

autor: Osvaldo Meira trigueiro
Com o Cortejo dos Rapazes, no passado domingo 5 de julho, teve início a Festa dos Tabuleiros na cidade portuguesa de Tomar. Cerca de 1.500 crianças, meninos e meninas, desfilaram nas ruas históricas da cidade saindo da Mata dos Sete Montes até à Praça da República para receberem a benção do padre Mário Duarte, vigário geral de Tomar.
O Cortejo dos Rapazes, acontece sempre no domingo que antecede o maior cortejo da festa, que neste 2015 será no próximo domingo dia 12 de julho às 16 horas.
Autor: Rosa Trigueiro
O grande cortejo que este ano terá cerca de 700 tabuleiros é uma das mais significativas celebrações ao Espírito Santo, em Portugal. Os turistas, especialmente os brasileiros, que neste período visitam a região de Fátima, Leiria, Batalha, Alcobaça e Coimbra não devem deixar de ir domingo a Tomar, até porque a Festa dos Tabuleiros só acontece de 4 em 4 anos, portanto, a próxima será em 2019.
Autor: Rosa Trigueiro
A Festa dos Tabuleiros mobiliza a comunidade tomarense na organização e realização da sua maior festa tendo a coordenação do mordomo João Manuel de Victal. Leia mais. Para outras informações acesse o site oficial da festa: http://www.tabuleiros.org/
Autor: Osvaldo Meira Trigueiro


segunda-feira, 6 de julho de 2015

Os caracóis do restaurante Tim-Tim

Quando estamos em Portugal, especialmente em Fátima, ficamos a maior parte do tempo hospedados no apartamento da Rosalina Faria, irmã de Rosinha, na Avenida Beato Nuno, uma das principais de Fátima. Do seu apartamento avistamos a torre da Basílica de Nª. Sª. do Rosário, com uma caminhada de dez minutos já estamos no Santuário e no centro comercial. É bem localizado, o que facilita a nossa mobilidade para os principais pontos turísticos de Fátima, Ourém, Leiria, Batalha, Alcobaça, Tomar, Coimbra e tantas cidades históricas.     
Além da magnifica hospitalidade da minha cunhada Rosalina, é só descer para o térreo do mesmo prédio e entrar no restaurante Tim-Tim, especializado na tradicional cozinha portuguesa e comer e beber bem a preço acessível. É ou não é privilégio ser hóspede da Rosalina e vizinho do Tim-Tim?
O restaurante oferece uma variedade de comidas e bebidas, mas é o famoso petisco de caracóis uma das iguarias mais procuradas no período do verão no restaurante Tim-Tim. Senhor Francisco e dona Clara comandam o restaurante há 28 anos e sempre mantendo a qualidade na cozinha e no atendimento aos seus clientes. 
Os caracóis do Tim-Tim, estão qualificados como um dos melhores de Portugal por várias revistas, catálogos e livros especializados na gastronomia portuguesa e internacional.  
O senhor Francisco fica no atendimento direto aos clientes e recebe a todos com muita cordialidade, já dona Clara, no comando da cozinha, é a responsável pela variedade e qualidade da comida, o que faz do Tim-Tim um restaurante referencial em Fátima e na região.
No período dos caracóis, de junho a setembro, são consumidos cerca de 1.500 quilos no Tim-Tim, não é por acaso que tudo isso é consumido, é o segredo culinário de dona Clara, guardado a sete chaves, que atrai as pessoas de todos os lados para saborear os famosos caracóis temperados e preparados por ela.
Frequento o Tim-Tim há vários anos e todas as vezes sou surpreendido com novos sabores, quando é no período de verão, como agora, sempre peço de entrada um petisco de caracóis antes do prato principal, mas também se pode ficar só nos caracóis que já é suficiente para uma refeição.
 Portando, recomendo aos brasileiros que vem a Fátima e sempre com o desejo de saborear o famoso bacalhau e vinho portugueses, que não deixem de conhecer o Tim-Tim e antes do bacalhau peçam como entrada um petisco de caracóis feitos por dona Clara e servidos pelo seu Francisco. Aproveitem o período de verão para saborear essa rica iguaria da cozinha portuguesa e, melhor ainda, acompanhado com um bom vinho branco verde ou maduro fresquinho, também pode ser com imperial ou melhor shop gelado. E bom apetite.  
Tim-Tim, saúde.